Dieta de Jejum Intermitente

Na antiguidade, algumas culturas ensinavam que cada pessoa deveria ter um tempo de jejum porque assim limpava, seu corpo e se rejuvenescia. Isso é verdade? Parcialmente sim, mas veremos quais são os múltiplos benefícios de um jejum intermitente.

A comida pode ser a melhor arma de alguns, como também, o maior mal de muitos. Isso ocorre, porque quando se come há práticas, costumes e caprichos que são adquiridos ao longo do tempo e se tornam parte do nosso estilo de vida.

Tanto é assim, que é difícil para nós fazermos mudanças na forma como nos alimentamos e relutamos em experimentar novas maneiras, ou mesmo, novos alimentos.

Comer saudável e nas quantidades certas é uma tarefa difícil para a maioria. Mas mesmo assim, mais e mais pessoas estão interessadas em mudar sua maneira de comer e estão apostando na dieta cetogênica e no jejum intermitente, como uma forma eficaz de ganhar saúde física e mental e mostrar um corpo atraente com o tamanho ideal.

Certamente você já ouviu falar sobre o jejum intermitente ultimamente, é o que está moda. Mas se você ainda não conhece esta forma de jejum, não se preocupe, pois aqui nós vamos lhe dizer do que se trata, como deve ser feito e quais são suas vantagens, se você quer perder peso e melhorar sua saúde.

O que é jejum intermitente?

O jejum intermitente, também chamado de Jejum Intermitido ou IF em Inglês, é a maneira mais moderna de perder peso e consiste em abster-se de comer alimentos e bebidas durante um certo período de tempo. Esse tempo é variável, pois dependerá de cada pessoa.

Não se trata de suportar a fome, porque este tipo de jejum não é precisamente o jejum tradicional. Assim sendo, você tem acesso à comida, mas toma a decisão responsável de não consumi-los ou de regular sua ingestão apenas nos horários estabelecidos.

O jejum é uma prática muito antiga e era comumente conhecida por razões religiosas, mas há muitos estudos que sugerem que o jejum tem sido uma parte importante das grandes culturas ao longo da história.

Por falar nisso, antes de continuar, é chamado de jejum intermitente, porque deve ser feito por determinados períodos de tempo, especificamente por curtos períodos.

Caso contrário, você vai passar fome, e assim, você afetará muitos órgãos do seu corpo. Nem o jejum intermitente, nem qualquer outra dieta deve ser feita por um longo período de tempo.

Link: https://pixabay.com/pt/mulher-caf%C3%A9-caneca-manh%C3%A3-m%C3%A3os-2289453/

Jejum ou café da manhã?

Temos ouvido há anos coisas como: que é proibido pular o café da manhã, que esta é a refeição principal, que as pessoas que não comem o café da manhã tendem a engordar mais rápido, que o café da manhã é o que lhe dará energia pelo resto do dia.

Todavia, jejuar no período da manha também traz muitos benefícios para a saúde. Não estamos falando aqui que o café da manhã é ruim, ou que você não precisa de energia para começar, o dia.

Mas não tomar café da manhã às vezes, para entrar em um horário de jejum, é bom para sua saúde, e é por isso que em algumas religiões é costume ter períodos de jejum intermitente e, até agora, você não ouve falar de doenças ou males por causa disso, nestas pessoas religiosas.

Link: https://pixabay.com/pt/meditar-budismo-theravada-monge-2105143/

Fontes:

https://vivabem.uol.com.br/alimentacao/dieta/jejum-intermitente.htm

https://www.dietaintermitente.com.br/cardapio-para-jejum-intermitente/

Deixe uma resposta